10 de jul de 2017

Sódio

Em excesso, sódio faz mal à saúde; saiba como reduzi-lo
Confira dicas para evitar o consumo desse mineral que em quantidades excessivas é prejudicial à saúde
Segundo dados divulgados pelo Programa Nacional de Alimentação e Nutrição, o consumo excessivo de sódio está associado ao desenvolvimento da hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e renais e outras doenças, que estão entre as primeiras causas de internações e óbitos no Brasil.
A Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo máximo de 2000mg (2g) de sódio por pessoa ao dia, o que equivale a 5g de sal, porém, os brasileiros atualmente consomem mais do que o dobro desta quantidade. É importante ressaltar que o sódio não está presente apenas no sal de cozinha.
O sódio é um dos elementos encontrados no sal de cozinha (cloreto de sódio), mas está presente também em grande parte dos alimentos, inclusive nas bebidas, como refrigerantes e sucos industrializados, e nos doces, já que esse mineral participa da composição de conservantes (nitratos e nitritos), adoçantes (ciclamato e sacarina sódica), fermentos (bicarbonato de sódio) e realçadores de sabor (glutamato monossódico). Por apresentar riscos à saúde, o consumo de sódio deve ser reduzido.
Confira dicas para reduzir o sódio na sua alimentação
Reduza o consumo de sal
Apesar de sal e sódio não serem a mesma coisa, 40% do sal é composto de sódio, portanto, o primeiro passo para reduzir esse mineral é ingerir menos sal. Para isso, evite a utilização de temperos prontos e caldos concentrados, eles são ricos em realçadores de sabor. Ademais, utilize temperos naturais, como ervas, para preparar os alimentos, não utilize saleiro à mesa e evite adicionar sal aos alimentos depois de prontos.
O sal invisível
Não ingerimos somente o sal que adicionamos aos alimentos. Aproximadamente 75% do sal que ingerimos é "invisível", pois, é proveniente dos próprios alimentos. Alguns alimentos são mais ricos e)m sal do que outros, como é o caso dos industrializados e embutidos (apresuntados, salames, mortadela). Por isso, vale a pena reduzir o consumo desses alimentos.
Aprenda a ler os rótulos
Os ingredientes utilizados para a elaboração dos alimentos são listados na ordem decrescente de concentração, isto é, se um ingrediente aparece como primeiro da lista, significa que maior parte do produto é composta por ele.
O mesmo vale para os itens presentes na tabela nutricional. No caso do sódio, identifique se o alimento apresenta quantidade de sódio inferior a 400mg em 100g do alimento.
Os alimentos que apresentam mais do que 400mg do mineral, são ricos em sódio, portanto, prejudiciais à saúde. Atente-se também aos conservantes, adoçantes, fermentos e realçadores de sabor e opte por produtos que possuem pouca quantidade desses aditivos.
(Fonte: Dicas de Mulher

3 de jul de 2017

Hidratação correta do corpo

Com todo esse calor, é importante se preocupar com a hidratação do corpo, evitando a desidratação. 
Que pode causar cansaço,  dor de cabeça,  desregula o trânsito intestinal,  tonturas e outros. Sendo assim a boa hidratação é boa para que todas as funções de seu corpo sejam desempenhadas adequadamente. Como não estocamos água em nosso corpo, precisamos repor diariamente.
O cérebro humano requer mais água do que qualquer outra parte do corpo.
Para a manutenção de nossa hidratação, além da água podemos ingerir entre outras formas de líquidos,  os CHÁS.
Benefícios do chá verde: hidrata; acelera o metabolismo; ajuda a diminuir gordura corporal; é antioxidante (combate os radicais livres); ajuda no controle do colesterol; melhora o humor; otimiza a digestão; protege nossa memória.
Benefícios do chá preto: hidrata; mantém o cérebro alerta (excelente opção para o café da manhã); morno ou quente diminui o apetite;  acelera o metabolismo; antioxidante;  facilita a digestão; reforça a imunidade, nervos e músculos.
Guaraína: energético natural; aumenta energia e disposição;  diminui cansaço físico e mental;  contribui para diminuição de peso; aumenta desempenho na atividade física;  melhora a concentração;  auxilia no controle de colesterol e açúcar no sangue.
Todos esses benefícios são alcançados junto com um programa de atividade física e dieta balanceada. E conseguimos alcançar todos esses benefícios consumindo os melhores produtos de nutrição celular e suplementação do mundo. Principalmente o NRG, Pó para Preparo de Composto líquido com Ervas Aromáticas e não esquecer da ÁGUA.

15 de jun de 2017

Reeducação alimentar

Geralmente quem faz reeducação alimentar consegue manter uma alimentação correta de segunda a sexta-feira. O fim de semana é que acaba se tornando um grande desafio. Seja por causa de um aniversário, jantar ou evento qualquer, sempre existe alguma tentação extra aos sábados e domingos. Especialmente porque algumas reeducação alimentar permitem e até indicam a existência de um ‘dia do lixo’, em que se pode fugir um pouco das restrições mais rigorosas. A questão é que equilíbrio e escolhas inteligentes são importantes em qualquer momento.
É sempre essencial lembrar que moderação é a palavra chave para qualquer reeducação alimentar. Para isso, é necessário pensar em quais substituições podem ser feitas, assim como tomar cuidado para aproveitar a liberdade de comer mais, mas sem exageros.
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